Conhecendo meu estado através de mapas
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. |
Objetivos:
- Coletar, no mapa de sua unidade da federação, diversas informações solicitadas em roteiro preestabelecido;
- Elaborar um texto com as informações coletadas;
- Criar, em conjunto com a turma, um formato para as divulgações dessas informações para toda a escola.
Conteúdos:
- Unidades da Federação;
- Leitura de mapas;
- Registro e divulgação de informações; e
- Produção textual.
Recursos:
- Mapa da unidade de federação, disponível nesse link:https://educa.ibge.gov.br/criancas/mapas-5.html, papel, lápis, borracha e demais materiais para a posterior divulgação das informações.
1ª etapa:
-
Imprima, através do link disponível no tópico “Recursos” o mapa de sua Unidade da Federação. Você pode imprimir um por aluno ou disponibilizar um mapa para cada grupo de alunos.
-
Observe, juntamente com os alunos, a legenda disponível ao lado do mapa. Destaque o que representa cada símbolo e peça que os alunos tentem encontrar essas representações no mapa. Explique que a legenda serve para facilitar a localização geográfica de pontos importantes, tais quais: cidades, rios, portos e outros.
2ª etapa:
-
Distribua o seguinte roteiro de perguntas para os alunos (esse roteiro é apenas uma sugestão, você pode modificá-lo de acordo com o nível da turma ou dos objetivos que pretende alcançar.
a) Quais são os estados que marcam as divisas com nossa Unidade da Federação?
b) Em quais cidades se situam os aeroportos referenciados no mapa?
c) Existem portos? Em quais cidades se situam?
d) Quais são os rios descritos no mapa?
e) Qual é a capital do nosso estado?
-
Após o preenchimento do roteiro, faça uma revisão coletivamente com a turma sobre as informações coletadas. Após essa etapa, proponha que os alunos transformem em um texto o que foi descrito no roteiro. A ideia é que produzam um texto com essas relevantes informações sobre seu estado.
-
Após a produção e revisão dos textos, crie com a turma uma forma de divulgar os resultados da pesquisa para toda a escola: pode ser um mural, um blog, um vídeo. Escolha o recurso que melhor se adequar ao contexto de sua escola.