Iniciação à alfabetização cartográfica

objetivos

  • iniciar o aprendizado do alfabeto e da linguagem cartográfica;
  • representar o espaço em forma de desenho e
  • reconhecer, em seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização.

conteúdos

  • Alfabeto cartográfico;
  • Localização espacial;
  • Caracterização da paisagem local;
  • Relação com o lugar em que vive.

recursos

  • Papel ofício, papel madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas, cola e tesoura.

1ª etapa:

  • Converse com os alunos sobre as coisas que podem ser vistas nas proximidades da escola. Pergunte quem gostaria de contar para a turma como é o caminho de casa até a escola.

    Peça que eles, no caminho de casa para a escola, observem e registrem:

    • O que eles veem?
    • Como são as ruas e caminhos?
    • Existem muita casas? E lojas/comércio?
    • Há campos e vegetação?
    • Existem igrejas, escolas e obras?

2ª etapa:

  • Peça para que os alunos desenhem o caminho de casa até a escola com o máximo de referências que conseguirem: lojas, casas, escolas, vegetação.

3ª etapa:

  • Convide os alunos a exporem seus desenhos para a turma e conversarem sobre as semelhanças e diferenças entre o trajeto percorrido por cada um.