Noticias
Casa Brasil IBGE recebe visita do Instituto Geográfico Agustín Codazzi, da Colômbia
Mergulhar nas diversas áreas de conhecimento do IBGE numa tarde. Assim fizeram os representantes Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC), da Colômbia, ao visitarem a Casa Brasil IBGE, localizada no Centro do Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 2025, como parte do projeto de Cooperação Técnica entre os dois países.
No espaço, que reúne diversas áreas do IBGE, os participantes conheceram as temáticas da Instituição e o trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI).
O consultor de produção e validação cartográfica do IGAC, Ricardo Saavedra, falou sobre a missão e a importância de se compartilhar conhecimentos: “este é um marco na cooperação entre os dois países, que busca a ampliação e o fortalecimento dos nossos conhecimentos na área de cartografia e geografia”, pontuou.
Nos monitores interativos, o gerente de assuntos educacionais, Marcos Balster, apresentou as grandes áreas do portal IBGEeduca, voltadas para crianças, jovens e adultos. “O IBGEeduca é uma iniciativa muito importante para o IBGE, pois apresenta informações oficiais sobre o Brasil em formatos que facilitam seu aprendizado pelo público em idade escolar, além de apoiar os professores na construção de atividades para a sala de aula."
A área de Educação também teve um segundo momento, com uma explanação da jornalista Sheila Machado sobre os trabalhos desenvolvidos. "Esperamos que a delegação colombiana veja o IBGEeduca como fonte de inspiração para iniciativas educacionais a serem implementadas no Instituto Geográfico Agustín Codazzi".
Danielle Sampaio, coordenadora da Coordenação de Atendimento e Informação (COATI), ressaltou a importância da iniciativa: “trocamos experiências, mostramos o nosso trabalho e aprendemos com os países que nos visitam, o que nos motiva a divulgar nossos serviços e tornar os dados mais acessíveis ao cidadão comum.”
A missão de cooperação técnica tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o aprimoramento de metodologias voltadas à produção cartográfica, ao uso e à cobertura da terra, às bases territoriais para censos e às infraestruturas de dados espaciais. Trata-se de um importante passo na colaboração internacional voltada ao fortalecimento da gestão territorial e ao desenvolvimento sustentável.
Quer conhecer mais sobre a Casa Brasil IBGE? Visite:
https://www.ibge.gov.br/casabrasil