Coleta de dados e elaboração de tabelas

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.                                  

Objetivos:

  • iniciar a leitura de dados;
  • interpretar dados e relacionar informações e
  • ser capaz de construir tabelas.

Conteúdos:

  • Construção de tabelas;
  • Análise de dados;
  • Características da turma.

Recursos:

  • Papel madeira (pardo) e hidrocor.

1ª etapa:

  • O IBGE faz uma série de pesquisas através de coleta de dados. Um bom exemplo é o Censo 2022, quando recenseadores do IBGE visitaram os domicílios de todos os municípios brasileiros. A partir dos seus resultados, é possível conhecer melhor o povo brasileiro, suas características e necessidades.

    Seus alunos também podem fazer pequenas coletas de dados. Faça uma pequena pesquisa na sala de aula sobre o número de pessoas que vivem na casa de cada aluno.

  • Faça uma lista com o nome de cada aluno e o número de pessoas que vive na casa dele.

    Por exemplo:

    • Mariana – 3 pessoas
    • José – 2 pessoas
    • Antônio – 6 pessoas

2ª etapa:

  • A partir dessa lista, crie no quadro a seguinte tabela:

    Tabela 1 – Alunos segundo o número de pessoas na família

    Turma____________da escola_______________________

    Quantidade de pessoas na família Número de alunos
    2 pessoas  
    3 pessoas  
    4 pessoas  
    5 pessoas  
    Mais de 5 pessoas  

    Fonte: Turma________________da Escola_______________________________

 

  • Peça que os alunos preencham completando com a quantidade de alunos em cuja casa vivem duas pessoas, três pessoas e assim sucessivamente.

Complementando:

Você pode elaborar outras tabelas com sua turma com assuntos como idade, mês de aniversário ou outros temas de interesse dos alunos.

Sua escola está aqui

Envie para o IBGE em "fale conosco" um relato de como foi essa experiência em sua sala de aula. Publicaremos aqui periodicamente alguns exemplos da aplicação desta atividade.

Leia o relato enviado pela professora Fernanda R. dos S. da Silva da E.M.E.I.F. “Maria Andena Costa” do município de Ferraz de Vasconcelos-SP