Coleta de dados e elaboração de tabelas
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos:
- iniciar a leitura de dados;
- interpretar dados e relacionar informações e
- ser capaz de construir tabelas.
Conteúdos:
- Construção de tabelas;
- Análise de dados;
- Características da turma.
Recursos:
- Papel madeira (pardo) e hidrocor.
1ª etapa:
-
O IBGE faz uma série de pesquisas através de coleta de dados. Um bom exemplo é o Censo 2022, quando recenseadores do IBGE visitaram os domicílios de todos os municípios brasileiros. A partir dos seus resultados, é possível conhecer melhor o povo brasileiro, suas características e necessidades.
Seus alunos também podem fazer pequenas coletas de dados. Faça uma pequena pesquisa na sala de aula sobre o número de pessoas que vivem na casa de cada aluno.
-
Faça uma lista com o nome de cada aluno e o número de pessoas que vive na casa dele.
Por exemplo:
- Mariana – 3 pessoas
- José – 2 pessoas
- Antônio – 6 pessoas
2ª etapa:
-
A partir dessa lista, crie no quadro a seguinte tabela:
Tabela 1 – Alunos segundo o número de pessoas na família
Turma____________da escola_______________________
Quantidade de pessoas na família Número de alunos 2 pessoas 3 pessoas 4 pessoas 5 pessoas Mais de 5 pessoas Fonte: Turma________________da Escola_______________________________
-
Peça que os alunos preencham completando com a quantidade de alunos em cuja casa vivem duas pessoas, três pessoas e assim sucessivamente.
Complementando:
Você pode elaborar outras tabelas com sua turma com assuntos como idade, mês de aniversário ou outros temas de interesse dos alunos.
Sua escola está aqui
Envie para o IBGE em "fale conosco" um relato de como foi essa experiência em sua sala de aula. Publicaremos aqui periodicamente alguns exemplos da aplicação desta atividade.
Leia o relato enviado pela professora Fernanda R. dos S. da Silva da E.M.E.I.F. “Maria Andena Costa” do município de Ferraz de Vasconcelos-SP