População total, mapa e uso da legenda

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.                                       

Objetivos:

  • identificar os estados mais e menos populosos do Brasil;
  • trabalhar com valores matemáticos;
  • localizar seu estado no mapa;
  • consultar o mapa para obter informações sobre os estados do Brasil e
  • identificar e localizar fatos a partir do uso da legenda.

Conteúdos:

  • Localização espacial;
  • Leitura de mapas;
  • Comparação de quantidades;
  • Características sócio-demográficas da população brasileira;
  • Leitura de dados em legendas.

Recursos

1ª etapa:

  • Mostre para os alunos o mapa com a população total dos estados brasileiros. Explore o mapa mostrando a relação entre as cores dos estados, a legenda e o número de habitantes. Você pode reproduzir o mapa em tamanho grande ou imprimir um mapa para cada aluno. O importante é que esse momento da atividade seja feito coletivamente.

  • Peça que os alunos identifiquem o estado em que fica a escola que eles frequentam, de que cor ele está pintado e o que a cor significa.

  • Compare com a turma o estado onde vocês estão e os outros estados do Brasil.

  • Se a turma já tiver aprendido a trabalhar com dados numéricos, você pode trabalhar com os números das populações dos estados do Brasil.

2ª etapa:

  • Elabore um questionário individual com comparações básicas como:
    a) Qual estado Brasileiro tem maior quantidade de pessoas?
    b) Qual estado tem menor quantidade de pessoas?