Matérias especiais

No site Países, do IBGE, você encontra informações de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.

O site que reúne informações dos 193 Estados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de informações básicas como território, moeda e idioma, a plataforma agrega dados de indicadores sociais, de economia, meio ambiente, população, saúde e comunicação. Acesse: https://paises.ibge.gov.br/

 

 

Na síntese de cada país você encontra informações básicas, como você pode conferir na imagem abaixo.

 

 

Já para saber mais sobre cada país, você pode acessar um breve histórico de cada nação.

 

Outro recurso interessante são os gráficos com dados variados e relevantes. Um dos grandes temas é Economia. Abaixo você pode ver os diversos subtemas que podem ser acessados em economia. A Hungria, por exemplo, no ano de 2015 investiu 1,38% do PIB em pesquisa e desenvolvimento.

 

 

 

Você também acessa Indicadores Sociais, informações fundamentais para conhecer sobre o desenvolvimento da qualidade de vida de uma população. No Peru, por exemplo, em 2015, 90% da população tinha acesso à água potável.

 

 

 

Hoje, as informações sobre o Meio Ambiente são muito relevantes. Tanto sobre áreas cultivadas, áreas preservadas e produção de petróleo e gás natural. O Canadá, por exemplo, é um país que vem aumentando seu percentual de áreas protegidas ao longo dos anos.

 

 

 

Os dados sobre População nos mostram a quantidade de homens e mulheres, taxa de natalidade e mortalidade, além de outras informações. Na China, por exemplo, 41% da população reside em área rural.

 

 

 

Já as informações sobre Redes nos dão um panorama sobre alguns recursos de comunicação e conexão de determinado país. No caso da Nova Zelândia, a cada 100 habitantes, 88 possuem acesso à internet.

 

 

 

O site também apresenta dados relativos à Saúde. Com dados sobre calorias consumidas e população subnutrida. Em 2015, a média de calorias consumidas por habitante ao dia foi de 2.259 kal.

 

 

 

Você também pode criar rankings temáticos e comparar os indicadores de um país com outro. Escolhendo, por exemplo, o tema população, é possível consultar e classificar países segundo a população total, por sexo, densidade demográfica, taxa de mortalidade, taxa de natalidade. As informações podem ser visualizadas em mapa ou em gráficos, que podem ser baixados em formato planilha. Abaixo você confere o exemplo de Bangladesh.