Matérias especiais

Qual é o tamanho do Brasil? Há quantos estados, regiões e municípios? Quais são o maior e o menor município?

Já explicamos aqui que o nosso país possui 5 regiões, 26 estados, além do Distrito Federal e de um distrito estadual, a ilha de Fernando de Noronha.

Faltou te contar, e talvez você ainda não saiba, que, desde janeiro de 2025, na estrutura territorial do nosso país, há 5.569 municípios, um a mais que em 2024, devido à instalação do novo município de Boa Esperança do Norte- MT.

Sua população é estimada em 5.772 pessoas; sua área territorial é de 4.704 km² e se tornou oficialmente município em 1º de janeiro de 2025.

O IBGE disponibilizou em abril de 2025 uma série de atualizações referentes às estruturas territoriais brasileiras. Trata-se da versão 2024 de sete produtos: Malha Municipal Digital, Áreas Territoriais Brasileiras, Atualização dos Mapas Municipais, Divisão Territorial Brasileira, Alterações Toponímicas Municipais, Municípios Limítrofes e Municípios localizados no Hemisfério Norte, esse último publicado pela primeira vez.   

Uma das atualizações se refere à área territorial do Brasil. Em 2024, o cálculo chegou ao tamanho de 8.509.379.576 km².

Ainda nesta edição, o IBGE traz os mapas de 190 municípios que passaram por atualizações em seus limites entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024. 

E já que estamos falando de municípios, vamos aprender mais sobre eles e também sobre distritos?

Maior e menor municípios em população

Os municípios brasileiros são considerados como a unidade da federação com menor abrangência territorial, sendo compostos de distritos, subdistritos e bairros. Vamos conhecer agora alguns municípios bem característicos seja pelo tamanho de seus territórios e de sua população, seja pela sua localização peculiar.

São Paulo, capital do estado de mesmo nome, é o maior município brasileiro em população, com 11.451.999 habitantes, de acordo com o Censo 2022.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Paulo em 1711, sendo instalado no ano seguinte, o município possui 97 distritos.

E você sabe qual é a menor cidade do Brasil em população? É Serra da Saudade, localizada em Minas Gerais, com 833 habitantes, de acordo com o Censo 2022.

Serra da Saudade foi elevada à categoria de município com esse nome em 1962, sendo instalado no ano seguinte.

Quer saber mais?

Acesse:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/serra-da-saudade/panorama

Maior e menor municípios em área territorial

Altamira, no Pará, é o maior município brasileiro em extensão territorial e já foi considerado o maior do mundo, sendo maior que alguns países como Portugal e Coreia do Sul, por exemplo.

Criado em 1911, quando foi emancipado do município de Souzel, Altamira tem uma área de 159.533,306 Km².

De acordo com o Censo 2022, sua população era de 126.279 pessoas. E pela divisão territorial de 2021, possui três distritos: Altamira, Cachoeira da Serra e Castelo dos Sonhos.

Por outro lado, o menor município do Brasil em tamanho é Santa Cruz de Minas, no estado de Minas Gerais, com extensão territorial de 356 km².

Sua população era de 1.109 pessoas pelo Censo 2022, tendo sido instalado em 1997.

Quer saber mais?

Acesse:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/altamira/panorama

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/santa-cruz-de-minas/panorama

Municípios localizados no Hemisfério Norte

A maior parte do Brasil está localizada no Hemisfério Sul, mas uma área equivalente a 7,13% do território (606.544.575 km²) está no Norte. Nesta área, estão situados os 44 municípios ao norte da Linha do Equador, ou, pode se dizer, no Hemisfério Norte.

A divulgação da lista é uma novidade e contém municípios distribuídos pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

Do total de 44, 24 estão localizados totalmente no hemisfério Norte, sendo 13 pertencentes a Roraima e 11 ao Amapá.

Será que seu município está na lista dos 44?

Veja em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/43205-municipios-do-hemisferio-norte.html

Municípios na faixa de fronteira

O Brasil tem 588 municípios brasileiros, distribuídos em 11 estados, com área total ou parcial localizada na faixa de fronteira, mais a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

Entende-se como “faixa de fronteira” aquela de até 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras terrestres.

Para o ano de 2024, a faixa de fronteira apresenta uma área total de 1.421.332,566 km2 (16,7% da área do país). Já a soma das áreas totais dos municípios, que se encontram totalmente e parcialmente dentro desta faixa, é de 2.263.800,618 km2, correspondendo a 26,6% do território brasileiro.

Consulte abaixo a lista dos municípios e veja se o seu está localizado na faixa de fronteira:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24073-municipios-da-faixa-de-fronteira.html?=&t=acesso-ao-produto

Municípios da Faixa de Fronteira - 2024

 

Municípios defrontantes com o mar

O Brasil possui 279 municípios defrontantes com o mar, distribuídos em 17 estados, além da Lagoa dos Patos (RS). Essas localidades fazem parte dos aproximadamente 12 mil km de litoral brasileiro.

A soma das áreas dessas localidades constitui uma superfície de 251.301,606 km2, correspondente a 2,95% do território brasileiro.

Municípios Defrontantes com o Mar - 2024

Consulte abaixo a lista dos municípios e veja se o seu é defrontante com o mar:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24072-municipios-defrontantes-com-o-mar.html?=&t=acesso-ao-produto

 

Municípios costeiros

O Brasil possui 443 municípios costeiros que se referem à parte terrestre da Zona Costeira brasileira. Essa zona consiste no espaço geográfico de interação do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renováveis ou não, composta por uma faixa marítima e outra terrestre (Lei n. 7.661, de 16.05.1988). Os Municípios Costeiros sofrem influência direta dos fenômenos que ocorrem na Zona Costeira e para sua identificação foram utilizados critérios definidos no Decreto n. 5.300, de 07.12.2004.

Consulte abaixo a lista dos municípios e veja se o seu é costeiro:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/34330-municipios-costeiros.html?=&t=acesso-ao-produto

Regiões Metropolitanas

As Regiões Metropolitanas são definidas através de lei estadual, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Existem atualmente, no país, 77 regiões metropolitanas, sendo que o estado com maior número é Santa Catarina (14), seguido pela Paraíba (12) e São Paulo (9).

A última atualização feita pelo IBGE ocorreu em 2025, referente ao ano de 2024. Nela, foram feitos pequenos ajustes pontuais em duas Regiões Metropolitanas: mudança de nome da Região Metropolitana do Vale do Itajaí (SC) para Região Metropolitana do Vale Europeu (SC) e inclusão do município de Campo Verde (MT) na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (MT). A última Região Metropolitana - do Entorno do Distrito Federal, em Goiás - foi criada em 2023.

Saiba mais em:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/18354-recortes-metropolitanos-e-aglomeracoes-urbanas.html?=&t=sobre

Cidades-gêmeas

O Brasil possui 33 cidades-gêmeas nacionais, ou seja, aquelas que ficam uma ao lado da outra só que em países diferentes.

A maior parte delas (16) está localizada na Região Sul, sendo 11 no Rio Grande do Sul, como, por exemplo, Porto Mauá que faz divisa com Alba Posse, na Argentina. E sete estão situadas no Mato Grosso do Sul.

Consulte abaixo a lista das cidades-gêmeas e veja se a que você mora é uma delas:

https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/24073-municipios-da-faixa-de-fronteira.html

Distritos e Subdistritos

Os distritos são subdivisões político administrativas dos municípios com a função de facilitar a administração, ações judiciais, ações fiscais, ações policiais e sanitárias, buscando o direcionamento de políticas públicas adaptadas às necessidades específicas de cada distrito e promovendo um atendimento mais eficiente à população nas suas áreas de abrangência.  Sua criação, organização ou supressão se faz por leis municipais, observados condicionantes da legislação estadual.

O distrito sede costuma ter o mesmo nome do município e os demais distritos costumam ser chamados de vilas. E podem ser subdivididos em Subdistritos, Zonas ou Regiões Administrativas ou Bairros.

O IBGE registrou em sua Base Territorial, no ano de 2024, 19 novos distritos. Agora são 10.740.

Foram identificados 11 novos distritos em Minas Gerais; seis em Santa Catarina; e um na Bahia.

Já o número de subdistritos não foi alterado: 645.

Quer saber mais? Veja em:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43754-ibge-divulga-recortes-geograficos-do-pais-atualizados-para-2024