37,9% dos brasileiros de 15 anos ou mais praticaram Esportes ou Atividades Físicas entre setembro de 2014 e setembro de 2015.
Mas será que o sexo, idade, escolaridade e faixa de renda fazem alguma diferença na prática de esportes e atividades físicas? E entre as regiões do Brasil, você acha que existem diferenças?
Diferença entre os sexos
Entre as mulheres, apenas 33,4% responderam que haviam praticado esportes ou atividades físicas.
Já entre os homens, esse total foi de 42,7%.
Idade também faz diferença
Quanto à idade, ficou claro que, quanto mais velhas as pessoas, menor a porcentagem delas que se dedica à prática de algum esporte ou atividade física.
Diferenças regionais
A Região do Brasil em que uma proporção maior de pessoas pratica esportes e atividades físicas é a Centro-Oeste. Já a Região Nordeste foi a que apresentou menor porcentagem.
Grau de instrução também influencia
Quanto maior a escolaridade dos entrevistados, observa-se a tendência de que seja maior a proporção dos que praticam esportes e atividades físicas.
Somente entre as escolaridades de ensino médio incompleto e completo houve queda na porcentagem dos que realizam tais atividades.
Impacto do rendimento
Quanto à renda, também foi observado que há mais praticantes de esportes e atividades físicas nas faixas mais elevadas.
Motivos para não praticar
Para os adolescentes, a falta de interesse era a principal razão para não praticar esportes ou atividades físicas.
Conforme a idade vai aumentando, a falta de tempo ganha maior representatividade, mas, para as pessoas mais idosas, problemas de saúde influenciam mais.
Confira no vídeo produzido pela Agência IBGE de Notícias os diferentes pesos que cada um dos motivos teve entre as diferentes idades.
Principais esportes e atividades
Confira no vídeo produzido pela Agência IBGE de Notícias as três principais modalidades realizadas pelos entrevistados que responderam que praticam esportes e atividades físicas.
Investimentos públicos
Quase ¾ dos entrevistados se mostraram favoráveis a maiores investimentos do poder público nas áreas de esportes e atividades físicas.
Dos que defendem investimentos na área, a grande maioria acredita que devem ser priorizadas atividades para as pessoas em geral, e apenas 8% defende prioridade para a formação de atletas.
O que você pensa?
Adolescente, grave um vídeo com suas opiniões sobre os temas abordados nesta pesquisa sobre a prática de esportes e atividades físicas. Você também pode perguntar aos seus colegas, amigos e familiares sobre os hábitos de atividades físicas deles e realizar sua própria pesquisa!
Depois de fazer o upload, envie o link para educa.ibge@ibge.gov.br.
Se preferir, mande suas opiniões e resultados em texto.
Saiba mais
O suplemento "Práticas de Esporte e Atividade Física", da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério dos Esportes.
A PNAD visita casas de brasileiros selecionadas aleatoreamente dentro de critérios estatísticos e faz perguntas sobre questões importantes para entender o país. No caso deste suplemento, foram levantadas informações relevantes para uma compreensão mais ampla das práticas de esporte e atividade física dos brasileiros de 15 anos ou mais de idade.
Para se aprofundar nos resultados da pesquisa, acesse os links a seguir:
Falta de tempo e de interesse são os principais motivos para não se praticar esportes no Brasil
Suplemento completo "Práticas de esporte e atividade física" da PNAD 2015