Matérias especiais

Temas: Esporte

Imagens de diversos tipos de práticas de esportes e atividades físicas

37,9% dos brasileiros de 15 anos ou mais praticaram Esportes ou Atividades Físicas entre setembro de 2014 e setembro de 2015.

Porcentagem dos brasileiros que praticaram esportes ou atividades físicas (2015): Não praticaram 62,1%; Praticaram 37,9%

Mas será que o sexo, idade, escolaridade e faixa de renda fazem alguma diferença na prática de esportes e atividades físicas? E entre as regiões do Brasil, você acha que existem diferenças?

 

Diferença entre os sexosMulher e homem praticando alongamento

Entre as mulheres, apenas 33,4% responderam que haviam praticado esportes ou atividades físicas.

Já entre os homens, esse total foi de 42,7%.

Porcentagem dos indivíduos de cada sexo que praticaram esportes ou atividades físicas (Brasil - 2015): Feminino 33,4%; Masculino 42,7% 

 

Idade também faz diferençaPessoas da terceira idade fazendo ginástica

Quanto à idade, ficou claro que, quanto mais velhas as pessoas, menor a porcentagem delas que se dedica à prática de algum esporte ou atividade física.

Porcentagem dos que praticaram esportes ou atividades físicas, por faixa etária (Brasil - 2015): De 15 a 17 anos 53,6%; De 18 a 24 anos 46,9%; De 25 a 39 anos 41,3%; De 40 a 59 anos 33,5%; 60 anos ou mais 27,6%

 

Diferenças regionais

A Região do Brasil em que uma proporção maior de pessoas pratica esportes e atividades físicas é a Centro-Oeste. Já a Região Nordeste foi a que apresentou menor porcentagem.

Porcentagem dos que praticaram esportes ou atividades físicas, por Região (Brasil - 2015): Nordeste 36,3%; Norte 36,6%; Sudeste 37,5%; Sul 40,8%; Centro-oeste 41,1%

 

Grau de instrução também influenciaVoleibol feminino

Quanto maior a escolaridade dos entrevistados, observa-se a tendência de que seja maior a proporção dos que praticam esportes e atividades físicas.

Somente entre as escolaridades de ensino médio incompleto e completo houve queda na porcentagem dos que realizam tais atividades.

Porcentagem dos que praticaram esportes ou atividades físicas, por grau de instrução (Brasil - 2015): Sem instrução 17,3%; Fundamental incompleto 28,4%; Fundamental completo 36,6%; Médio incompleto 43,9%; Médio completo 43,0%; Superior incompleto 51,9%; Superior completo 56,7%

 

Impacto do rendimentoGinástica rítmica (fita)

Quanto à renda, também foi observado que há mais praticantes de esportes e atividades físicas nas faixas mais elevadas.

Porcentagem dos que praticaram esportes ou atividades físicas, por classe de rendimento, em salários mínimos (Brasil - 2015): 0 a menos de ½ 31,1%; ½ a menos de 1 32,8%; 1 a menos de 2 37,8%; 2 a menos de 3 47,8%; 3 a menos de 5 55,1%; 5 ou mais 65,2%

 

Motivos para não praticar

Para os adolescentes, a falta de interesse era a principal razão para não praticar esportes ou atividades físicas.

Conforme a idade vai aumentando, a falta de tempo ganha maior representatividade, mas, para as pessoas mais idosas, problemas de saúde influenciam mais.

Confira no vídeo produzido pela Agência IBGE de Notícias os diferentes pesos que cada um dos motivos teve entre as diferentes idades.

 

Principais esportes e atividades

Confira no vídeo produzido pela Agência IBGE de Notícias as três principais modalidades realizadas pelos entrevistados que responderam que praticam esportes e atividades físicas.

 

Investimentos públicosQuadra pública mal conservada

Quase ¾ dos entrevistados se mostraram favoráveis a maiores investimentos do poder público nas áreas de esportes e atividades físicas.

Ciclistas em competiçãoDos que defendem investimentos na área, a grande maioria acredita que devem ser priorizadas atividades para as pessoas em geral, e apenas 8% defende prioridade para a formação de atletas.

 

Pessoas que acreditam que o poder público deve investir no desenvolvimento de atividades físicas ou esportivas na vizinhança em que residem (Brasil - 2015): Sim 73,3%; Não 14,7%; Sem opinião 12,0% | Tipo de atividade física ou esportiva que as pessoas acreditam que deva ser priorizada nos investimentos do poder público (Brasil - 2015): Atividades para pessoas em geral 91,1%; Formação de atletas 8,0%; Outra 0,9%

 

O que você pensa?

Adolescente, grave um vídeo com suas opiniões sobre os temas abordados nesta pesquisa sobre a prática de esportes e atividades físicas. Você também pode perguntar aos seus colegas, amigos e familiares sobre os hábitos de atividades físicas deles e realizar sua própria pesquisa!

Depois de fazer o upload, envie o link para educa.ibge@ibge.gov.br.

Se preferir, mande suas opiniões e resultados em texto.

 

Saiba mais

Bolas utilizadas para a prática de diversos esportesO suplemento "Práticas de Esporte e Atividade Física", da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério dos Esportes.

A PNAD visita casas de brasileiros selecionadas aleatoreamente dentro de critérios estatísticos e faz perguntas sobre questões importantes para entender o país. No caso deste suplemento, foram levantadas informações relevantes para uma compreensão mais ampla das práticas de esporte e atividade física dos brasileiros de 15 anos ou mais de idade.

Para se aprofundar nos resultados da pesquisa, acesse os links a seguir:

Agência IBGE de Notícias Falta de tempo e de interesse são os principais motivos para não se praticar esportes no Brasil

Portal do IBGE Suplemento completo "Práticas de esporte e atividade física" da PNAD 2015