Matérias especiais

Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE foi realizada em escolas públicas e privadas de diversas cidades do país. Fruto de uma parceria do IBGE com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação, a pesquisa teve como objetivo obter dados sobre os alunos que estavam cursando do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 Assista ao vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre a pesquisa:

A PeNSE abordou variados assuntos como trabalho; alimentação; hábito de assistir televisão; o consumo de cigarro, álcool e outras drogas; a prática de esportes; o bullying; as relações sexuais; sobre a violência e a relação com os pais.

A PeNSE não revela o nome do estudante e nem o nome do seu colégio, garantindo o anonimato do participante. Os alunos responderam à pesquisa através de um smartphone, o DMC (dispositivo móvel de coleta).

Os resultados da PeNSE vão gerar informações detalhadas sobre os jovens brasileiros que poderão embasar ações e investimentos na saúde pública e no planejamento de projetos para os jovens. Divulgaremos no IBGEeduca os resultados da PeNSE assim que eles forem publicados. 

Estudante Rebeca Ferreira, de 17 anos, estudante de Ensino Médio do Rio de Janeiro

A Rebeca Ferreira, estudante do 3o ano do Ensino Médio, falou um pouco sobre a rotina dela, alguns temas da PeNSE e sua opinião sobre a pesquisa. 

P - Como estudante no Ensino Médio, qual é a sua rotina?

R - Eu chego da escola, almoço, durmo um pouquinho e tento ao máximo estudar tudo para ficar junto com o professor na matéria.

P - Você pratica algum tipo de atividade física?

R - Não.

P - Para você, qual a importância que PeNSE tem?

R - Tomei conhecimento há pouco tempo, mas achei interessante a iniciativa.

P - Quais são os itens da pesquisa que são mais importantes, na sua visão?

R - A alimentação, bullying, relação com os pais e a violência.

 

 

Quer saber mais?

IBGEeduca Jovens Para conhecer alguns resultados da última PeNSE, leia a matéria do IBGEeduca.

 Agência IBGE de Notícias Para mais informações sobre a PeNSE, leia a matéria da Agência IBGE