Oito de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização. E nós, do Educa, viemos falar sobre como essa etapa fundamental na vida de crianças e adolescentes é tão importante para o Brasil e o mundo!
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1966 com o objetivo de promover o amplo debate sobre o assunto, principalmente nos países com altos índices de analfabetismo.
Mas antes de falarmos sobre a data, vamos entender, primeiramente, os conceitos.
Conceitos
O que é alfabetização? É o aprendizado do alfabeto, pressupondo o domínio da leitura e da escrita. Como sabemos se um grupo de pessoas está alfabetizada? Dá para saber através dos indicadores de alfabetização. A taxa de alfabetização, pesquisada pelo IBGE, por exemplo, calcula o percentual de pessoas de 15 anos ou mais de um determinado local que sabem ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecem. E como saber sobre analfabetismo? O IBGE também calcula: percentual das pessoas que declaram não saber ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecem.
Alfabetização no Brasil e no mundo
Estima-se que 763 milhões de jovens e adultos não sabiam ler, escrever e fazer contas básicas em 2023, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A situação agravou por causa da pandemia de Covid-19, alterações no clima e conflitos armados.
De acordo com o Censo 2022, das 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade no Brasil, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4
Em 2015, numa assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), foram definidas os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e 231 indicadores globais que servem para monitorar o seu avanço.
Um dos objetivos trata justamente sobre educação, comprovando que o assunto é da maior relevância! Vamos ver o que o ODS 4 fala:
“Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo de suas vidas.”
Uma das metas é “garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo (igualitário) e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”.
Gráfico disponível em:
https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=4
Em 2021, nenhum país do G20 (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, União Africana e a União Europeia) havia alcançado a cobertura universal de conclusão do ensino médio.
Nos Estados Unidos a taxa de conclusão do ensino médio alcançou 94,58%. Por outro lado, no México era 59,53% e no Brasil, 73,37%.
Gostou do conteúdo? Então veja mais em:
https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=4
https://www.youtube.com/watch?v=htHKxLMIWrY&list=PLAvMMJyHZEaFnbAHb_0limdkGL5Z_HBIi&index=5
https://news.un.org/pt/story/2023/09/1820112
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102080.pdf