Noticias
Educadores falam sobre inovação no âmbito escolar em Seminário do IBGE
O 4º Seminário IBGE de Portas Abertas para a Escola, realizado na última quarta-feira (30) no Rio de Janeiro, reuniu profissionais da educação para debater sobre práticas docentes inovadoras e transformadoras. Em breve, todos os vídeos estarão disponibilizados aqui no site do IBGEeduca.
A coordenadora do Centro de Documentações e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), Marise Ferreira, fez a abertura do evento e destacou a relevância do trabalho em conjunto com as escolas para a disseminação de conhecimento e desenvolvimento de novas possibilidades educacionais. Em seguida, a gerente de assuntos educacionais do IBGE, Renata Corrêa, ressaltou a importância da formação básica para a sociedade e o exercício da cidadania.
Entre os palestrantes estavam professores e pesquisadores da Educação Básica e idealizadores de projetos inovadores. O perfil de cada palestrante pode ser lido no site do evento: https://eventos.ibge.gov.br/educa-seminario4/programacao
Você pode assistir aos vídeos das palestras aqui: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos.html
Tecnologia, sustentabilidade e protagonismo de mãos dadas
Um dos grandes destaques da inovação na didática escolar tem ficado por conta da tecnologia. Na busca por atrair a atenção de jovens e crianças, a introdução de meios tecnológicos no dia a dia dos alunos tem sido uma importante ferramenta de ensino. Os professores Luciana Ferreira e Thiago Fortunato, do Projeto Tech Aula, apostam na programação como forma de levar mais dinamismo para a sala de aula e revelaram que a escolha pela robótica foi uma iniciativa dos próprios alunos, que puderam criar um robô, carinhosamente chamado de “Silva”.
Seguindo essa linha, as redes sociais e os jogos eletrônicos também passaram a fazer parte do cotidiano escolar. A criação de um jogo chamado “River vs Pig”, no qual o objetivo é despoluir um rio, foi uma das inovações da professora Marcia Costa. Ela acredita que promover novas formas de aprendizagem contribui para um trabalho de conscientização dos alunos e torna a escola mais sustentável. Aliás, sustentabilidade foi uma das palavras mais pronunciadas no evento. O projeto “PEAMA-cuidando das águas”, do professor Rodrigo Fontes, também persegue a temática da educação ambiental e conscientização não só dos alunos, como da comunidade da qual a escola faz parte.
Indo do digital ao analógico, a professora de Geografia, Juliana de Oliveira, transforma as suas aulas em jogos adaptados para a disciplina, utilizando recursos simples como papelão, bola e muita criatividade. O tradicional jogo de queimada vira “queimada geográfica”, a sala de aula recebe o nome de “Power Geo”, os exercícios tornam-se “desafios”, no lugar de trabalho de casa, uma “missão”… Esses são alguns exemplos do projeto de gamificação feitos por Juliana. Segundo ela, o engajamento, a interação e o interesse dos alunos aumentaram significativamente após a implementação do projeto.
Ciência, música, poesia e visibilidade
Todos nós sabemos que o papel de uma escola é ensinar. Para o diretor escolar, José Marcos Couto, e a professora de ciências, Claudia Vargas, esse ensinamento vai além dos conhecimentos científicos. Eles trabalham para a construção do senso crítico e para a formação dos cidadãos. A professora Claudia apresentou o projeto "Aprendendo a Aprender" e declarou que: “Num mundo em constante transformação, a gente precisa formar estudantes autônomos que sejam capazes de aprender pra vida toda; pra além da vida escolar. Então, a escola precisa ensinar a aprender”.
Nessa mesma linha, o diretor José Marcos apresentou o projeto “As Caravanas”, que une música e poesia para reforçar a urgência em dar visibilidade e voz aos estudantes, sobretudo das comunidades. Para ele, levantar discussões sobre preconceito e exclusão social são as principais diretrizes para construir uma sociedade mais justa e consciente.
De forma a contribuir para a construção dessa visibilidade, foram apresentados projetos como o “Dando Ideia”, representado por Luiz Eduardo Ricon, e o “Blog do Professor”, da pedagoga Tatiana Miranda. O blog, promovido pelo IBGEeduca, abre espaço para que professores possam compartilhar suas experiências e tenham acesso aos recursos e conteúdos do IBGE. E o projeto “Dando Ideia” mostra como as iniciativas inovadoras dos professores têm transformado o dia a dia nas escolas. O programa, que é exibido pelo canal MultiRio, percorre a rede pública de ensino e contribui para o reconhecimento e representatividade de professores e alunos.
Diante de tantas práticas inovadoras, o evento terminou deixando um legado de inspiração. Para um participante da plateia, o estudante de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Jovânio Caetano, as experiências compartilhadas serão adaptadas e levadas para a sua atuação profissional: “Como futuro educador, eu vou levar algumas dessas experiências e novas metodologias de realidades distintas, que eu não teria conhecimento caso não tivesse participado do seminário.”












Fotos: Álvaro Vasconcellos