Noticias
IBGEeduca presente na Expedição Científica do Baixo São Francisco
O IBGE participou, em 2023, da sexta edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco. Essa participação envolveu uma série de ações também relacionadas ao Projeto IBGEeduca para as escolas dos municípios visitados. Nesse ano, o projeto envolveu cerca de 100 expedicionários, mais de 30 instituições e mais de 35 linhas de pesquisa. Entre os dias 21 e 30 de novembro, a expedição visitou oito cidades (Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu) entre os estados de Alagoas e Sergipe, que são naturalmente separados pelo Rio São Francisco, próximo de sua foz, onde as águas do rio encontram o Oceano Atlântico.
A expedição é um evento organizado pela Universidade Federal de Alagoas que, desde 2018, reúne pesquisadores de todo o país, e até mesmo do mundo, para pesquisar e avaliar as condições do rio e da população ribeirinha. Ao longo de dez dias, os expedicionários visitam diversos municípios, por via terrestre e fluvial, fazendo coletas de pesquisa em diversas áreas de conhecimento, além de ações socioeducativas. O objetivo é incentivar a preservação do São Francisco, o maior rio totalmente brasileiro, que tem uma longa história cultural e de importância para diversas comunidades e ecossistemas.
A participação do IBGE alcançou várias frentes: palestras para gestores e acadêmicos, distribuição de material educativo (mais de 720 exemplares) às Secretarias Municipais, distribuição de 1.000 exemplares do livro "Perfil Socioeconômico Municipal e Aspectos Geoambientais do Baixo São Francisco 2023" (publicado em parceria com a Edufal), e, principalmente, apresentações do IBGEeduca. Durante o evento, o IBGE trouxe uma versão inédita do “IBGEeduca Offline”, um modelo de apresentação que não depende da presença de internet nas escolas e que traz dados personalizados do Censo 2022 e das demais pesquisas do Instituto para a realidade dos municípios.
Durante os dez dias da Expedição, foram cerca de 1.500 alunos e professores atingidos, entre o 4º e 7º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública e privada. Além disso, o IBGE Educa, de modo geral, foi apresentado também aos povos de comunidades tradicionais, em comunidades indígenas e quilombolas visitadas durante a Expedição, que receberam orientações sobre como acessar o site do projeto, quais suas possibilidades, materiais disponíveis, e demais informações sobre letramento geográfico e estatístico.