Noticias
O Brasil Quilombola
Você se considera quilombola? Qual o nome da sua comunidade? Com as respostas a essas perguntas, presentes nos questionários do Censo 2022, foi possível saber, pela primeira vez, quantos quilombolas existiam no Brasil.
O IBGE lança a publicação “O Brasil Quilombola”, com dados sobre as comunidades e pessoas quilombolas e nós, do IBGEeduca, trazemos alguns dos resultados para você saber quem são, como vivem e onde estão localizados no território brasileiro.
Foram recenseadas 1.330.186 pessoas quilombolas residentes em 1.700 municípios do Brasil, 24 estados e Distrito Federal.
Sala de situação
Para realizar a coleta nas localidades quilombolas, o Censo 2022 contou com uma “sala de situação” permanente junto à Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq, permitindo acompanhar o progresso e as dificuldades da operação. A sala também serviu para estudar as necessidades de apoio às lideranças locais no sentido de sensibilizar os moradores sobre a importância de responderem à pesquisa.
Cartografia especial
O Censo 2022 também contou com um mapeamento específico, com cartografia censitária adaptada à realidade das localidades quilombolas. Tal mapeamento foi possível porque o IBGE além de adotar os limites dos territórios oficialmente delimitados pelos órgãos responsáveis, o IBGE identificou agrupamentos de domicílios ocupados por quilombolas.
Territórios Quilombolas
Para a coleta do Censo 2022, foram considerados os Territórios Quilombolas oficialmente delimitados nos órgãos competentes até 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa, onde residiam 12,5% das pessoas quilombolas.
Abordagem ao morador
Antes de começar a coleta, foi constatada a necessidade de adoção de um procedimento de abordagem às lideranças quilombola. Por isso, foi produzido o Manual do Recenseador de Povos e Comunidades Tradicionais com práticas padronizadas para se abordar os moradores dessas localidades. Também foram realizadas reuniões de abordagem entre os técnicos do IBGE e as lideranças locais para explicar todos os procedimentos sobre o recenseamento daquela comunidade. E em algumas situações (territórios em conflito, de difícil acesso e/ ou circulação, por exemplo), os recenseadores foram acompanhados por guias comunitários locais, eleitos pelas comunidades, que indicavam as melhores rotas de percurso e horários mais apropriados para a visita, além de explicar os códigos de conduta a serem adotados durante o trabalho de coleta.
Dados de saneamento
Em relação ao saneamento básico, 90,02% dos moradores quilombolas em domicílios particulares permanentes conviviam com alguma forma de precariedade, seja em relação ao abastecimento de água, à destinação do esgoto ou à coleta de lixo, nos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.
Dados de educação
De acordo com os resultados do Censo 2022, 1.015.034 pessoas quilombolas com 15 anos ou mais de idade viviam dentro e fora de territórios oficialmente delimitados. Desse total, 81,01% (822.319 pessoas) eram alfabetizadas e, consequentemente, 18,99% (192.715 pessoas) eram analfabetas.
Quer conhecer a publicação “O Brasil Quilombola”, acesse aqui.
Neste link você também encontra informações sobre o folder O Brasil Quilombola.