Início do conteúdo

Noticias

IBGEeduca dá início a projeto de oficina que leva dados do IBGE para salas de aula

No dia 14 de fevereiro de 2025, a equipe do IBGEeduca se reuniu com o diretor da escola municipal George Sumner, Cayo Pedrote, localizada na cidade do Rio de Janeiro, para apresentar o projeto Oficinas IBGEeduca: levando dados do IBGE para a sala de aula.

Professor de Geografia nas redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro. Cayo já é parceiro antigo do IBGEeduca por sua atuação na Secretaria Municipal de Educação na formação continuada de professores, produção e revisão de materiais didáticos usados nas escolas do estado.

Pelo IBGE, participaram da reunião, Marcos Balster e Tatiana Miranda, respectivamente gerente e pedagoga do IBGEeduca, que apresentaram o projeto de oficinas com temáticas contemporâneas, utilizando dados do IBGE para alunos da Educação Básica.

A ideia é realizar três oficinas no espaço da Casa Brasil IBGE do Rio de Janeiro como teste para, assim, estabelecer um formato único que possa ser replicado por outros servidores do IBGE, podendo ser, inclusive, disseminado para outras partes do Brasil. O objetivo é criar atividades presenciais do IBGEeduca, extrapolando a interação virtual obtida pelo site.

Um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola George Sumner será o público-alvo na fase de testes. O diretor ainda abriu a possibilidade de integrar as oficinas em um projeto dentro da escola, além de discutir uma possível expansão para outras salas de aula do município. Cayo também considerou os temas das oficinas alinhados com o currículo da escola, o que é fundamental para que seja um projeto conectado aos conteúdos e trabalho docente no cotidiano escolar.