Noticias
IBGEeduca se reúne com grupo de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia
No dia 13 de fevereiro de 2025, a equipe do IBGEeduca participou de uma reunião com o líder do grupo de pesquisa Equidade na Educação Matemática, Estatística e Científica (GEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (MG), Leandro de Oliveira Souza, professor da UFU, com pós-doutorado na área de Educação, doutor e mestre em Ensino de Ciências e Matemática, além de licenciado em Pedagogia e Matemática. Do IBGE, participaram da reunião: Marcos Balster, Tatiana Miranda e Agláia Tavares, respectivamente, gerente, pedagoga e jornalista do IBGEeduca.
De acordo com Leandro, “o GEMEC, por meio da estatística, estuda a interseccionalidade e foca na maneira como diferentes categorias sociais — como raça, classe, gênero, orientação sexual, regionalidade e etnia — se entrelaçam, criando camadas complexas de privilégio e de opressão”.
Segundo ele, ao estudar interseccionalidades com estudantes do ensino médio e fundamental por uma lente estatística, o grupo busca não apenas expor as desigualdades, mas também entender como múltiplas identidades influenciam a experiência de injustiça social dos indivíduos.
A iniciativa da reunião se deu após um contato com Leandro por ocasião de sua palestra "Desvelando desigualdades: Educação Estatística numa perspectiva crítica e interseccionalidades", dentro do Seminário de Educação Estatística da Universidade de São Paulo – USP (SP).
A equipe do IBGEeduca assistiu à palestra e considerou importante realizar contato com o professor, tanto pelo interesse no tema discutido, quanto pelo fato do grupo liderado por Leandro ter o IBGEeduca como uma das fontes de pesquisa e estudo.
As doutorandas em Educação na UFU, docentes na Rede Pública de Ensino em Chorozinho (CE) e Uberlândia (MG) , respectivamente, e membros do GEMEC, Ana Flávia Ferreira da Silva e Emily de Vasconcelos Santos, utilizam o IBGEeduca em suas pesquisas atuais as quais já deram origem a duas publicações. O artigo “A Educação Estatística Crítica e a interseccionalidade como instrumentos analíticos para a compreensão dos problemas sociais” foi publicado por Ana Flávia e Leandro nos anais do IX Seminário Internacional em Educação Matemática, em 2024. Já “Statistics Education in a critical perspective for the study of intersectionalities” foi escrito por Emily, Ana Flávia e Leandro e publicado na Statistics Education Research Journal em 2024.
Na reunião, foi discutida a possibilidade de construir trabalhos, especialmente de perfil didático-pedagógico, em conjunto com os alunos de grupo de pesquisa liderado por Leandro. Parte dos alunos, mestrandos e doutorandos do grupo, também são professores da Educação Básica, o que permite uma testagem de futuros materiais produzidos com seus próprios alunos.
Outro ponto interessante é aliar o saber acadêmico desses alunos do grupo de estudo à produção, no IBGEeduca, de conteúdos mais alinhados com esse viés crítico da Estatística.
Hoje, além do fenômeno da desinformação, também vemos o compartilhamento massivo de conteúdos produzidos por inteligência artificial - área ainda com regulação precária - o que dificulta ainda mais a constatação da credibilidade das informações consumidas. E mais, embaça os limites entre a verdade e a mentira. Nessa perspectiva, o trabalho com a Educação Estatística Crítica se torna ainda mais relevante.