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Atividades

Pessoas com Deficiências

 

Pessoas com Deficiências

Indicação de ano

ENSINO FUNDAMETAL II

Título

Pessoas com Deficiências

Descrição

Esta atividade utiliza pesquisa com pessoas com deficiências para analisar e trabalhar com conteúdos de estatística .

Palavras-chave

Deficiência, Gráfico, Estatística

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada.

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Objetivos

  • Leitura e interpretação de gráficos.
  • Comparação e argumentação estatística.
  • Uso contextualizado da estatística.

Conteúdos

  • Informações Estatísticas em Gráficos e Texto;
  • Construção de Gráficos.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas.

Recursos

 Professor(a), o Censo de 2022, realizado pelo IBGE, pesquisou sobre pessoas com deficiências. Podemos destacar:

  • 7,9 milhões apresentavam dificuldade de enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato.
  • 5,2 milhões tinham dificuldade para andar ou subir degraus, mesmo com o uso de prótese ou outro aparelho de auxílio.
  • 2,7 milhões enfrentavam dificuldade para pegar pequenos objetos ou abrir e fechar tampas.
  • 2,6 milhões tinham dificuldade para ouvir, mesmo com o uso de aparelhos auditivos.

     

     

    1a Etapa: 

    Prezado(a) Professor(a):

    • Faça grupos com os alunos da turma.
    • Distribua as informações da seção de recursos e o gráfico para cada grupo. Destaque as características da tabela e dos gráficos.

    2a Etapa: 

     Professor(a):

    • Determine que os alunos construam um gráfico de colunas. Sugerimos que utilizem ferramentas digitais (Google Sheets, Canva ou papel-cartolina).
    • Converse com os alunos e debatam sobre as informações dos gráficos por eles criados e o gráfico apresentado, considerando as condições que as cidades possuem para acolher as pessoas com deficiências.

     

    Observações: