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Atividades

Gráficos na Produção de Leite

 

Gráficos na Produção de Leite

Indicação de ano

Ensino Fundamental II

Título

Gráficos na Produção de Leite

Descrição

A atividade analisa informações sobre a produção de leite no Brasil em 2023/2024 para o aluno construir sua crítica e exercitar a elaboração de gráficos

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Leite

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Objetivos

  • Compreender e interpretar dados estatísticos relacionados à produção de leite no Brasil.
  • Calcular e analisar medidas de tendência central (média) e variação (variação percentual).
  • Construir e interpretar diferentes tipos de gráficos (barras e setores) para representar os dados.
  • Desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de tirar conclusões a partir de dados estatísticos.

Conteúdos

  • Gráficos de Colunas e de Setores (Pizza)

Recursos

  • Calculadora
  • Papel milimetrado ou software de planilha eletrônica
  • Lápis de cor ou canetas hidrográficas

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), o IBGE pesquisou a Produção Pecuária do Brasil em 2024 e podemos destacar (Informações retiradas da publicação “Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária”: (link da publicação https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_4tri.pdf )

  • Aquisição total de leite cru em 2024: 25,38 bilhões de litros.
  • Variação percentual da aquisição de leite de 2023 para 2024: +3,1%.
  • Preço médio por litro de leite adquirido em 2024: R$ 2,61.
  • Preço médio por litro de leite adquirido em 2023: R$ 2,44.
  • Variação percentual do preço médio do leite de 2023 para 2024: +7%.
  • Aumento na aquisição de leite entre 2023 e 2024: 773,35 milhões de litros.
  • Participação dos principais estados na aquisição de leite em 2024:
    • Minas Gerais: 24,9%
    • Paraná: 15,4%
    • Santa Catarina: 13,0%

 

  • Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com eles sobre as características de um gráfico: identificação do eixo-x e do eixo-y, título do gráfico e dos eixos, escala, fonte e legenda.
  • Converse com os alunos sobre as informações destacadas e do gráfico e considere:
    • A quantidade total de leite cru adquirido no Brasil em 2024;
    • Um aumento ou uma diminuição na aquisição de leite de 2023 para 2024;
  • A variação percentual. Explique o que esse valor significa.
  • Use a calculadora e peça que calculem a quantidade de leite cru adquirido no Brasil em 2023, utilizando a variação percentual informada.

2a Etapa: 

 

  • Faça grupos de alunos com 4 componentes e determine que cada grupo:
    • Utilize os dados da participação dos três principais estados na aquisição de leite em 2024 (Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina) para construir um gráfico de barras.
    • Construa um gráfico de setores (pizza) utilizando os mesmos dados. Lembre-se de indicar a porcentagem correspondente a cada estado.

OBSERVAÇÕES: