Atividades
Gráficos na Produção de Leite
Gráficos na Produção de Leite |
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Indicação de ano |
Ensino Fundamental II |
Título |
Gráficos na Produção de Leite |
Descrição |
A atividade analisa informações sobre a produção de leite no Brasil em 2023/2024 para o aluno construir sua crítica e exercitar a elaboração de gráficos |
Palavras-chave |
Letramento, Gráfico, Leite |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude. |
Objetivos
- Compreender e interpretar dados estatísticos relacionados à produção de leite no Brasil.
- Calcular e analisar medidas de tendência central (média) e variação (variação percentual).
- Construir e interpretar diferentes tipos de gráficos (barras e setores) para representar os dados.
- Desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de tirar conclusões a partir de dados estatísticos.
Conteúdos
- Gráficos de Colunas e de Setores (Pizza)
Recursos
- Calculadora
- Papel milimetrado ou software de planilha eletrônica
- Lápis de cor ou canetas hidrográficas
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), o IBGE pesquisou a Produção Pecuária do Brasil em 2024 e podemos destacar (Informações retiradas da publicação “Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária”: (link da publicação https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_4tri.pdf )
- Aquisição total de leite cru em 2024: 25,38 bilhões de litros.
- Variação percentual da aquisição de leite de 2023 para 2024: +3,1%.
- Preço médio por litro de leite adquirido em 2024: R$ 2,61.
- Preço médio por litro de leite adquirido em 2023: R$ 2,44.
- Variação percentual do preço médio do leite de 2023 para 2024: +7%.
- Aumento na aquisição de leite entre 2023 e 2024: 773,35 milhões de litros.
- Participação dos principais estados na aquisição de leite em 2024:
- Minas Gerais: 24,9%
- Paraná: 15,4%
- Santa Catarina: 13,0%
- Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com eles sobre as características de um gráfico: identificação do eixo-x e do eixo-y, título do gráfico e dos eixos, escala, fonte e legenda.
- Converse com os alunos sobre as informações destacadas e do gráfico e considere:
- A quantidade total de leite cru adquirido no Brasil em 2024;
- Um aumento ou uma diminuição na aquisição de leite de 2023 para 2024;
- A variação percentual. Explique o que esse valor significa.
- Use a calculadora e peça que calculem a quantidade de leite cru adquirido no Brasil em 2023, utilizando a variação percentual informada.
2a Etapa:
- Faça grupos de alunos com 4 componentes e determine que cada grupo:
- Utilize os dados da participação dos três principais estados na aquisição de leite em 2024 (Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina) para construir um gráfico de barras.
- Construa um gráfico de setores (pizza) utilizando os mesmos dados. Lembre-se de indicar a porcentagem correspondente a cada estado.
OBSERVAÇÕES:
- Tabelas retiradas da publicação “Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária”, publicada em 18/03/2025. (link da publicação https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_4tri.pdf )
- Utilize o recurso sobre construção de gráficos (link https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html ) que está na aba Recursos (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos.html ) do IBGE Educa (Link https://educa.ibge.gov.br/) .