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Atividades

Agronegócio em 2024

Agronegócio em 2024

Indicação de ano

ENSINO MÉDIO

Título

Agronegócio em 2024

Descrição

A atividade apresenta informações estatísticas em forma de texto para análise e identificação das variáveis estatísticas.

Palavras-chave

Letramento, Gráfico, Histograma, Agronegócio

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas;

(EM13MAT316) Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das medidas de dispersão (amplitude, variância e desvio padrão).

Objetivos

  • Desenvolver a capacidade de ler, interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em formato de texto;
  • Calcular e interpretar medidas de tendência central (média, mediana, moda);
  • Compreender a dinâmica da produção agropecuária brasileira e sua importância econômica.

Conteúdos

  • Informações Estatísticas em Textos;
  • Histograma;
  • Média, Moda, Mediana.

Recursos

  • Calculadora
  • Papel milimetrado ou software de planilha eletrônica
  • Lápis de cor ou canetas hidrográficas

Recursos

 

Prezado(a) Professor(a), o IBGE pesquisou a Produção Pecuária do Brasil em 2024 e podemos destacar (Informações retiradas da publicação “Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária”: (link da publicação https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_4tri.pdf )

As principais informações sobre o abate de bovinos, frangos e suínos, e a produção de leite e ovos em 2024 são:

Abate:

  • Bovinos: Recorde de abate com 39,27 milhões de cabeças, representando um aumento de 15,2% em relação a 2023.
  • Frangos: Novo recorde de abate com 6,46 bilhões de cabeças, um aumento de 2,7% em relação a 2023.
  • Suínos: Novo recorde de abate com 57,86 milhões de cabeças, um aumento de 1,2% em relação a 2023.

Produção:

  • Leite cru: Crescimento na aquisição, totalizando 25,38 bilhões de litros, um aumento de 3,1% em relação a 2023.
  • Ovos de galinha: Novo recorde de produção com 4,67 bilhões de dúzias, um aumento de 10,0% em relação ao ano anterior.

Produtores:

  • Mato Grosso: Liderou o ranking das Unidades da Federação (UFs) no abate de bovinos em 2024, com 18,1% da participação nacional.
  • Goiás: Lidera a recepção de peles pelos curtumes em 2024, com 17,6% de participação nacional. Segundo maior participante no abate de bovinos, com 10,2% da participação nacional.
  • São Paulo: Também com 10,2% de participação nacional no abate de bovinos.
  • Paraná: Liderou amplamente o ranking das UFs no abate de frangos em 2024, com 34,2% de participação nacional.
  • Santa Catarina: Segundo maior participante no abate de frangos, com 13,8% de participação nacional e manteve a liderança no abate de suínos em 2024, com 29,1% do abate nacional.
  • Rio Grande do Sul: Terceiro maior participante no abate de frangos, com 11,4% de participação nacional e terceiro maior participante no abate de suínos com 17,1%.
  • Minas Gerais: Lidera o ranking de aquisição de leite, com 24,9% da captação nacional.
  • Espírito Santo: teve um aumento de 35,61 milhões de dúzias na produção de ovos, está em quarto lugar no ranking anual dos estados na produção de ovos de galinha, com 8,0% da produção nacional.

 1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a):

  • Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com os alunos sobre as informações destacadas na seção de Recurso e considere:
    • Os produtos agropecuários que registraram recorde de produção em 2024;
    • As variações percentuais de produção em relação ao ano anterior;
    • As regiões do Brasil que sejam as maiores produtoras desses itens;
    • Fatores geográficos que podem influenciar a produção desses alimentos?
    • Qual a importância da análise desses dados para a economia brasileira?
  • Determinem que os alunos identifiquem as variáveis estatísticas presentes no texto (quantidades de abate/produção, variações percentuais) e as variáveis geográficas implícitas (localização da produção, fatores que podem influenciá-la).

2a Etapa: 

 Professor(a):

  • Determine que os alunos calculem a média, moda e mediana das variações percentuais de produção dos diferentes produtos;
  • Solicitem que façam um histograma com os dados da variação dos Estados Produtores.