Atividades
Agronegócio em 2024
Agronegócio em 2024 |
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Indicação de ano |
ENSINO MÉDIO |
Título |
Agronegócio em 2024 |
Descrição |
A atividade apresenta informações estatísticas em forma de texto para análise e identificação das variáveis estatísticas. |
Palavras-chave |
Letramento, Gráfico, Histograma, Agronegócio |
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas; (EM13MAT316) Resolver e elaborar problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das medidas de dispersão (amplitude, variância e desvio padrão). |
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de ler, interpretar e analisar dados estatísticos apresentados em formato de texto;
- Calcular e interpretar medidas de tendência central (média, mediana, moda);
- Compreender a dinâmica da produção agropecuária brasileira e sua importância econômica.
Conteúdos
- Informações Estatísticas em Textos;
- Histograma;
- Média, Moda, Mediana.
Recursos
- Calculadora
- Papel milimetrado ou software de planilha eletrônica
- Lápis de cor ou canetas hidrográficas
Recursos
Prezado(a) Professor(a), o IBGE pesquisou a Produção Pecuária do Brasil em 2024 e podemos destacar (Informações retiradas da publicação “Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária”: (link da publicação https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2380/epp_2024_4tri.pdf )
As principais informações sobre o abate de bovinos, frangos e suínos, e a produção de leite e ovos em 2024 são:
Abate:
- Bovinos: Recorde de abate com 39,27 milhões de cabeças, representando um aumento de 15,2% em relação a 2023.
- Frangos: Novo recorde de abate com 6,46 bilhões de cabeças, um aumento de 2,7% em relação a 2023.
- Suínos: Novo recorde de abate com 57,86 milhões de cabeças, um aumento de 1,2% em relação a 2023.
Produção:
- Leite cru: Crescimento na aquisição, totalizando 25,38 bilhões de litros, um aumento de 3,1% em relação a 2023.
- Ovos de galinha: Novo recorde de produção com 4,67 bilhões de dúzias, um aumento de 10,0% em relação ao ano anterior.
Produtores:
- Mato Grosso: Liderou o ranking das Unidades da Federação (UFs) no abate de bovinos em 2024, com 18,1% da participação nacional.
- Goiás: Lidera a recepção de peles pelos curtumes em 2024, com 17,6% de participação nacional. Segundo maior participante no abate de bovinos, com 10,2% da participação nacional.
- São Paulo: Também com 10,2% de participação nacional no abate de bovinos.
- Paraná: Liderou amplamente o ranking das UFs no abate de frangos em 2024, com 34,2% de participação nacional.
- Santa Catarina: Segundo maior participante no abate de frangos, com 13,8% de participação nacional e manteve a liderança no abate de suínos em 2024, com 29,1% do abate nacional.
- Rio Grande do Sul: Terceiro maior participante no abate de frangos, com 11,4% de participação nacional e terceiro maior participante no abate de suínos com 17,1%.
- Minas Gerais: Lidera o ranking de aquisição de leite, com 24,9% da captação nacional.
- Espírito Santo: teve um aumento de 35,61 milhões de dúzias na produção de ovos, está em quarto lugar no ranking anual dos estados na produção de ovos de galinha, com 8,0% da produção nacional.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a):
- Distribua aos alunos as informações destacadas acima e o gráfico. Converse com os alunos sobre as informações destacadas na seção de Recurso e considere:
- Os produtos agropecuários que registraram recorde de produção em 2024;
- As variações percentuais de produção em relação ao ano anterior;
- As regiões do Brasil que sejam as maiores produtoras desses itens;
- Fatores geográficos que podem influenciar a produção desses alimentos?
- Qual a importância da análise desses dados para a economia brasileira?
- Determinem que os alunos identifiquem as variáveis estatísticas presentes no texto (quantidades de abate/produção, variações percentuais) e as variáveis geográficas implícitas (localização da produção, fatores que podem influenciá-la).
2a Etapa:
Professor(a):
- Determine que os alunos calculem a média, moda e mediana das variações percentuais de produção dos diferentes produtos;
- Solicitem que façam um histograma com os dados da variação dos Estados Produtores.