Início do conteúdo

Atividades

Línguas indígenas

Habilidade que pode ser trabalhada na BNCC

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.                            

Objetivos:

  • Conhecer mais sobre as línguas indígenas declaradas no Censo 2010;
  • construir um glossário de palavras com origem indígena;
  • apresentar os resultados para a turma.

Conteúdos:

  • População indígena;
  • Leitura de tabela;
  • Interpretação, registro e divulgação de informações.

Recursos:

  • Computadores com acesso à internet para a pesquisa das informações.

1ª etapa:

  • Pergunte aos alunos que línguas são faladas no Brasil. Estimule a turma pedindo que um deles anote no quadro as respostas dadas pelos colegas.

  • Em seguida, proponha outra questão: quantas línguas indígenas os alunos conhecem ou já ouviram falar? Peça que um dos colegas anote as respostas dadas no quadro.

  •  Após o registro das respostas, explique que, no Brasil, falamos outras línguas além do Português. Convide seus alunos a olharem a tabela de línguas indígenas que foram declaradas no Censo 2010.

  • Solicite um trabalho em grupo para que cada equipe pesquise outros aspectos culturais e sociais de uma das etnias.

2ª etapa:

  1. A Língua Portuguesa tem uma série de palavras de origem indígena. Liste com seus alunos algumas delas.

  2. Construa com eles um glossário de palavras com origem indígena e seus significados. Solicite que eles apresentem o glossário através de um mural.