Atividades
Praticando Estatística na sala de aula
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Praticando Estatística na Sala de Aula |
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Indicação de ano |
ENSINO FUNDAMENTAL II |
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Título |
Praticando Estatística na Sala de Aula |
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Descrição |
Esta atividade desenvolve o pensamento crítico ao analisar informações reais e utilizar diferentes formas de expressar e comunicar resultados (gráficos, tabelas) |
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Palavras-chave |
Pecuária, Aquicultura, Estatística, Letramento |
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Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
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(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. (EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
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Objetivos
- Compreender e aplicar os conceitos básicos de estatística descritiva: coleta, organização, representação e interpretação de dados.
- Desenvolver o pensamento crítico ao analisar informações reais
Conteúdos
- Informações estatísticas em texto;
- Construção de tabela e gráfico.
Recursos
- Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.
1a Etapa:
Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:
Em 2024, o Brasil teve um ótimo resultado na produção de produtos de origem animal. O valor total dessa produção chegou a R$ 121,1 bilhões, e a aquicultura (criação de peixes e camarões) alcançou R$ 11,7 bilhões.
O país contou com 238,2 milhões de cabeças de gado, o segundo maior da história. A produção de leite bateu recorde, chegando a 35,7 bilhões de litros e movimentando R$ 87,5 bilhões. A cidade de Castro (PR) é a maior produtora de leite do país.
O Brasil também teve recordes no número de aves: foram 1,6 bilhão de galináceos e 277,5 milhões de galinhas. A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) lidera nesses dois tipos de criação. A produção de ovos também foi recorde: 5,4 bilhões de dúzias. Santa Maria de Jetibá (ES) aparece como a maior produtora de ovos do país.
Os rebanhos de cabras e ovelhas cresceram bastante. Em 2024, o país teve 13,3 milhões de cabras e 21,9 milhões de ovelhas. O município de Casa Nova (BA) tem o maior número desses animais. Na produção de mel, o Brasil produziu 67,3 milhões de quilos. A cidade de Santa Luzia do Paruá (MA) lidera entre os municípios produtores.
A criação de peixes (piscicultura) cresceu, chegando a 724,9 mil toneladas. A tilápia foi o peixe mais produzido. Já a produção de camarões chegou a 146,8 mil toneladas. As cidades de Morada Nova de Minas (MG) e Aracati (CE) são as principais produtoras.
2a Etapa:
Professor(a), após a leitura do texto com os alunos:
- Faça grupos com os alunos da turma.
- Determine que os alunos escolham um tema de pesquisa, que esteja inserido no texto. Após isso, os alunos devem escolher até duas perguntas de pesquisa. Por exemplo:
- Você gosta mais de carne de boi ou frango?
- Você já comeu alguma carne diferente de boi ou de frango?
- Solicite que os alunos coletem os dados com toda a turma. Isto poder ser feito por meio de formulários ou entrevistas com os colegas da turma.
3a Etapa:
Professor(a), após a coleta dos dados, solicite que os alunos:
- Montem uma tabela de frequências.
- Representem as informações em pelo menos dois tipos de gráficos: de colunas (ou barras) e de setores (gráfico de pizza):
- Podem ser utilizados cartolinas ou papel milimetrado.
- Veja o recurso ‘Principais tipos de Gráficos na Educação’ (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Após, solicite que o grupo faça a apresentação das informações para toda a turma.
4a Etapa:
Professor(a), após a representação das informações discuta com os alunos como:
- O que os dados revelam?
- Houve algum resultado surpreendente?
- Como essa informação pode ser útil para a turma ou para a escola?
Observações:
- Sugerimos utilizar alguns materiais concretos, como tampinhas, canudos, papéis coloridos, na construção dos gráficos. Utilize, ainda, se possível, recursos digitais acessíveis (Canva, Google Planilhas, PowerPoint).
- Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
- Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
- Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44534-valor-da-producao-da-pecuaria-e-da-aquicultura-chega-a-r-132-8-bilhoes-em-2024-com-recorde-nas-producoes-de-leite-ovos-de-galinha-e-mel);
- Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2024_v52_br_informativo.pdf);