Matérias especiais

Com o Censo Demográfico de 2022, o IBGE realizou um grande retrato do Brasil sobre diferentes aspectos que vêm sendo divulgados em publicações temáticas.  Uma dessas publicações, divulgada em outubro de 2010, traz uma série de informações sobre os povos indígenas que vivem no país.  O Censo investigou a diversidade étnica e linguística, além de coletar dados importantes sobre o modo de vida dessas populações, incluindo características demográficas (como sexo e idade) e sociais Vamos conhecer mais sobre os povos indígenas do Brasil?

Glossário: Para o Censo, etnia é entendida como uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e/ou sociais, o que também corresponde ao povo ou grupo indígena caracterizado por sua própria cultura. Se a pessoa indígena se identificava com mais de um grupo, ela podia declarar até duas etnias.

O Censo revelou uma grande diversidade cultural do país, tendo identificado 391  etnias, povos ou grupos indígenas em todo o território nacional.

Entre os grupos mais numerosos, os destaques são: a etnia Tikúna, com 74.061 pessoas; a etnia Kokama, com 64.327 pessoas; e os Makuxí, com 53.446 pessoas.  Enquanto a maioria dos Tikúna e Makuxí vivem em Terras Indígenas, a maioria do  povo Kokama reside em áreas urbanas, f ora dessas terras. Os povos indígenas estão presentes em diferentes pontos do território nacional e, no mapa a seguir, podemos ver quais são as etnias majoritárias em casa Unidade da Federação.

 

O Censo também mapeou a riqueza linguística do Brasil, registrando 295 lín guas indígenas faladas ou utilizadas nos domicílios. As quatro línguas com o maior número de falantes são a língua Tikúna (com 51.978 falantes), a Guarani Kaiowá (com 38.658 falantes), a Guajajara (com 29.212 falantes) e a Kaingang (com 27.482 falantes) . Embora 86,32% da população indígena também utilize o português em casa, cerca de 12,92% das pessoas indígenas com 2 anos ou mais falam somente a língua indígena. 

Observe no mapa a seguir a quantidade de línguas indígenas faladas nos domicílios por Unidades da Federação

 

A publicação traz ainda uma série de informações fundamentais para o conhecimento da riqueza cultural dos diversos povos indígenas do Brasil, suas características e necessidades. Essas são informações fundamentais para a definição de políticas públicas e o conhecimento das diferentes realidades do país.

   Saiba mais 

Conheça os resultados completos na publicação (No IBGEeduca, incluiremos o link completo da publicação.

Agência IBGE de Notícias

E leia também a matéria da Agência IBGE de Notícias: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44848-censo-2022-brasil-tem-391-etnias-e-295-linguas-indigenas