Noticias
"Olhar Demográfico: Censo de Sirinhaém na Escola" leva estudantes à Casa Brasil IBGE SUDENE
Em setembro, a Casa Brasil IBGE SUDENE abriu suas portas para receber um grupo de alunos da rede de ensino municipal de Sirinhaém, litoral sul de Pernambuco, proporcionando uma imersão no universo dos dados demográficos e geográficos do país.
Parte do projeto "Olhar Demográfico: Censo de Sirinhaém na Escola", a visita contou com a participação de 34 estudantes do 7º ano do Centro de Ensino Integral (CEI) Santo Amaro e com o apoio dos professores Danilo Santana e Everton Vicente do CEI e da Secretaria de Educação do município, proporcionando aos jovens uma jornada de descoberta sobre como o Brasil evoluiu na coleta de informações ao longo de mais de 150 anos, migrando do papel às plataformas digitais.
Os alunos também exploraram totens interativos e foram apresentados ao IBGE Educa, um portal na internet, que funciona como uma ferramenta didática, voltado para crianças, jovens e professores. A equipe do IBGE, composta por Márcia Carneiro, Democlacides Botelho e Welliton França, também esteve presente, guiando e interagindo com os estudantes e professores. Eles conduziram a apresentação da Casa Brasil IBGE SUDENE e de seus portais interativos, oferecendo explicações detalhadas e respondendo às perguntas que surgiram. A interação com a equipe proporcionou um aprofundamento nos temas abordados.
Com os professores e alunos do 7º ano do CEI Santo Amaro na Casa Brasil IBGE SUDENE
Em suas próprias palavras, os alunos expressaram o impacto da experiência: "você sabia que o Brasil já fez o censo há mais de 150 anos? Ele evoluiu do papel para questionários em formato digital e georreferenciados (GPS - Global Position System). Hoje vamos conhecer tudo isso de perto, na nossa visita à Casa Brasil IBGE, em Recife."
A exploração revelou dados sobre a população brasileira, incluindo curiosidades sobre Recife, que, com mais de 1,48 milhão de habitantes, é a capital de Pernambuco, apresentando uma densidade demográfica de 6 mil habitantes por quilômetro quadrado. Em contraste, Olinda, mesmo com menos habitantes, é mais povoada, com 8 mil habitantes por quilômetro quadrado. Os estudantes aprenderam que o Censo Demográfico, realizado decenalmente, é fundamental para entender "quem somos, onde estamos e como vivemos", auxiliando na formulação de soluções para desafios cotidianos em áreas como saúde, transporte, educação e saneamento. A importância do Censo foi ressaltada, com menções às únicas interrupções em 1910, 1930 e o adiamento em 2020 devido à pandemia, sendo realizado em 2022.
Também foi destacada a concentração populacional nas cidades costeiras, com mais de 111 milhões de pessoas (54,8% da população) residindo em um raio de até 150 quilômetros da costa, um fenômeno com raízes históricas e econômicas desde o período colonial. "O censo é além de estatística. Ele mostra a vida real, ele ajuda a planejar saúde, educação, saneamento e até onde os investimentos devem chegar," concluíram os alunos, reforçando a mensagem de que o Censo é um "retrato do Brasil que ajuda a planejar o nosso futuro, notar problemas e pensar em soluções para atender nossa população".
Alunos do 7º ano do CEI Santo Amaro
Já a experiência na Casa Brasil IBGE foi descrita como "um espaço para observar os dados sobre esse retrato do Brasil". Os alunos fizeram um convite: "que tal outras escolas também conhecerem a Casa Brasil IBGE? É gratuito e vale a pena." A iniciativa reforça o compromisso da Casa Brasil IBGE SUDENE em democratizar o acesso à informação e fomentar a cidadania e o conhecimento geográfico e estatístico entre as novas gerações.
Inaugurada em 25 de novembro de 2024 no Recife, a Casa Brasil IBGE SUDENE é um espaço de memória e tecnologia, instalado na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Concebida para ser um centro de difusão do conhecimento, ela reúne as diversas áreas do IBGE – do passado, presente e futuro – através de nove áreas temáticas interativas: Biblioteca, Conhecimento, Geociências, Censos, Pesquisas e Indicadores, Digital, Memória, Internacional e Regional. Seu objetivo é promover o aprendizado para todos os níveis da educação brasileira, divulgando pesquisas e dados do IBGE para educadores, estudantes e a sociedade, e assim, contribuindo ativamente para a formação de cidadãos.
Para registrar a experiência, os alunos Paula Sophia, Melissa Gabrielly, Alícia Vitória, Ana Beatriz, Adrian Henrique e João Ícaro atuaram como representantes da turma e fizeram um vídeo onde compartilharam suas experiências e impressões sobre a jornada de descoberta na Casa Brasil IBGE SUDENE, contribuindo para a documentação da atividade. Assista: