Início do conteúdo

Atividades

Empregos em Nossa População

Empregos em Nossa População

ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Empregos em Nossa População

 

Esta atividade desenvolve competências para elaborar gráficos e tabelas

 

Emprego, Trabalho, Letramento, Gráfico, Tabela

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto.

Objetivos

  • Construir tabelas e gráficos a partir de dados reais.

Conteúdos

  • Informações estatísticas em texto;
  • Construção de tabela e gráfico.

Recursos

  • Lápis ou canetas hidrográficas, papel milimetrado.

 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), distribua, leia e debata o texto a seguir, junto aos alunos:

Neste ano de 2025, o IBGE realizou pesquisa sobre emprego para os períodos de fevereiro até julho, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3086/pnacm_2025_ago.pdf). Podemos destacar:

  • Força de trabalho------------------------------------------ à 108,6 milhões
  • População ocupada-------------------------------------- à 102,4 milhões
  • Empregados setor privado----------------------------- à    52,6 milhões
  • Empregados com carteira assinada (privado)--- à    39,1 milhões
  • Empregados do setor público------------------------- à    12,9 milhões
  • Trabalhadores por conta própria--------------------- à    25,9 milhões
  • População subutilizada--------------------------------- à    16,1 milhões
  • Subocupação por insuficiência de horas---------- à      4,6 milhões
  • População desocupada--------------------------------- à      6,1 milhões
  • População desalentada--------------------------------- à      2,7 milhões

2a Etapa: 

 

Professor(a), distribua o texto e o gráfico aos alunos e, juntos, faça a leitura das informações da 1ª Etapa.  Destaque as características do gráfico, como: títulos, eixos, escala e fonte. Veja um glossário simples sobre os termos utilizados no texto.

  • Faça grupos com os alunos da turma. Explique que usarão esses dados reais para aprender/estudar tabelas e gráficos.
  • Determine que os alunos construam uma tabela e um gráfico de colunas ou barras com essas informações.
  • Trabalhe com eles as características de construção de tabelas e gráficos. No site do IBGEeduca estão os Principais tipos de Gráficos na Educação. (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html).

 

Observações:

  • Sugerimos utilizar alguns materiais concretos, como tampinhas, canudos, papéis coloridos, na construção dos gráficos. Utilize, ainda, se possível, recursos digitais acessíveis (Canva, Google Planilhas, PowerPoint).
  • Construa um blog e insira os trabalhos dos alunos, permitindo comentários de colegas.
  • Principais tipos de Gráficos na Educação (https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html);
  • Veja essas informações em Agência de Notícias do IBGE (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/44523-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-5-6-e-taxa-de-subutilizacao-e-de-14-1-no-trimestre-encerrado-em-julho);
  • Publicação da Pesquisa. (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3086/pnacm_2025_ago.pdf);
  • Glossário Simplificado – Trabalho e Emprego 
    • 🧑‍🔧 População Ocupada: Pessoas que estão trabalhando, com ou sem carteira assinada.
      Exemplo: um vendedor, uma professora ou um agricultor.
    • 🚫 População Desocupada: Pessoas que não estão trabalhando, mas estão procurando um emprego.
      Exemplo: alguém que está entregando currículos para conseguir um trabalho.
    • ⏳População Subutilizada: Pessoas que trabalham menos do que gostariam ou não conseguem trabalho suficiente.
      Exemplo: alguém que trabalha só dois dias por semana, mas quer trabalhar todos os dias.
    • 😔 População Desalentada: Pessoas que desistiram de procurar emprego porque acham que não vão conseguir.
      Exemplo: alguém que parou de buscar trabalho por desânimo.
    • 💪 Força de Trabalho: Pessoas que estão trabalhando ou procurando trabalho.
      É o grupo de pessoas que pode fazer parte do mercado de trabalho.